Pages

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Resenha: Uma Dobra no Tempo

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje, vai ter resenha de um clássico que virou filme recentemente!
Título: Uma Dobra no Tempo
Autora: Madeleine L’Engle
Editora: Harper Collins
Páginas: 220
Sinopse: Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim. ” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente…. Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.




Minha Opinião: Essa é a edição especial de 50 anos da série clássica infantojuvenil. Está realmente muito bonita, mas eu não esperava que fosse realmente uma história tão infantil e ainda por cima uma obra cristã. O curioso é que, apesar disso, o livro causou bastante polêmica na época e vou contar mais sobre isso no final...

A história começa muito bem com personagens extremamente carismáticos e interessantes. São eles Meg e Charles, no meio de uma família de outros irmãos e cujos pais são cientistas. No entanto, seu pai está desaparecido e ninguém sabe o que pode ter acontecido com ele, exceto sua mãe e algo a ver com tesseratos... Rapidamente já simpatizei com todos eles e queria saber o que fariam diante dessa situação. Alguns elementos fantásticos vão surgindo e se misturando à ficção científica, como três mulheres curiosamente estranhas e simpáticas, as senhoras Quequeé, Quem e Qual, que despertaram a minha curiosidade até o fim. Mas também fiquei um pouco irritada pela maneira como são escritos alguns diálogos, repetindo várias letras e me deixando sem entender qual o objetivo, como eu deveria imaginar aquela fala estranha. Mas é possível relevar isso diante de todo o mistério, com tanta coisa nova acontecendo e personagens construindo um relacionamento muito forte e bonito de se ler e imaginar. São crianças tentando salvar o seu pai e isso tem toda uma mágica envolvida! É uma pena que acabou sendo um fim muito utópico, quase um conto de fadas daqueles cheios das mesmas mensagens de sempre.

Eu achei que seria uma história mais juvenil do que infanto e que traria viagem no tempo, mas nada disso aconteceu. Ok, é uma trama que pode agradar pessoas de várias idades, pois apesar de infantil, traz belas mensagens e personagens bastante cativantes, mas sinceramente eu já vi essas mesmas reflexões em muitas obras. O livro tem sim uma bela mensagem de amor, família e alguns princípios muito interessantes e pode ter sido muito diferente e à frente de sua época há alguns anos, mas para mim não mudou em nada. A parte cristã fica por conta de uma série de citações da bíblia, mas nada que me fizesse achar que era sem ter lido essa informação antes. Acho que a polêmica veio por se considerar uma obra cristã e conter elementos mágicos e fantasiosos, não sei...

Ao final do livro, tem um discurso de agradecimento da autora pela medalha Newbery e um posfácio em forma de pequena biografia da autora e um pouco de sua história até chegar ao livro, escrito por uma de suas netas. Seu texto me fez repensar algumas cenas e mensagens, percebendo que há muito mais do que eu entendi durante a minha leitura. Não sei se as intenções da autora foram essas desde o início, ou se acabou se encaixando em uma série de críticas sociais sem querer. Talvez um pouco dos dois. Sabemos que interpretar textos pode ser algo muito abrangente e maravilhoso!

Minha avaliação: 




22 comentários:

  1. Oi Tamara, eu curti o livro, foi bem diferente do que eu imaginava tb e o segundo é mais diferente ainda, mas eu acabei curtindo rs E a edição está linda, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!! : )

      Está sim!! Não tem como resistir, né? Vc chegou a ver o filme?

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Tamara!
    Não sei porque olho pra esse livro e não me bate vontade de ler.Talvez seja o tipo de história que encaixe melhor em filme.
    Sério que é um livro cristão?Mesmo com tanta magia e fantasia,meio controverso mesmo.Mas como você disse de repente foi a intenção da autora,a forma dela colocar algumas questões quem sabe.
    Preciso ver o filme,quem sabe depois me empolgue e leia o livro,vamos ver.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio, ainda não assisti ao filme, mas estou muito curiosa para assistir. Pois é, eu tb fiquei impressionada quando soube que era cristão.

      Abs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  3. interessante conhecer esse livro, nunca tinha ouvido falar e já curti

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu blog e o esmalte da semana!

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  4. O livro parece ser muito bom <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! : ) O seu blog é lindo e adorei a postagem sobre as princesas! Eu adoro a Bela e me acho mais parecida com ela, já a Tamara, acho que seria a Jasmine :)

      Abs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  5. Olá Tamara! Tudo bem?
    Já tinha ouvido falar nesse livro, e mais uma vez não me emocionou em colocá-lo na minha lista de desejos rs.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris, adorei a sua resenha do lugar nenhum!

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  6. Oi, Tam!

    Confesso que não tenho muita curiosidade com a história, e é uma pena que não tenha alcançado as suas expectativas! Ainda assim, a edição pelo menos ficou sensacional!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, ficou sim, muito bonita!

      A Tamara também arrasou nessa foto, né?

      Eu também ainda não li, mas fiquei muito curiosa e vou procurar.

      Bjs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  7. Oi Tamara,
    Eu acho que vou ficar só no filme então, rs.
    Não vou arriscar a leitura para depois ficar comparando nas telonas, rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, alê,

      Ah, sim! Filme baseado em livro sempre faz a gente correr esse risco, né? Hahaha
      Você gostou do filme?

      Abs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  8. Oi
    tenho vontade de ler ele e quero assistir o filme baseado, que bom que gostou apesar de não ser bem o que imaginava.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Também quero ver o filme para ver o que acho da experiência completa ^^
      beeijo

      Excluir
  9. Acredito que pra quem queira uma leitura despretensiosa, essa obra não funcione bem. Também vi resenhas sobre o filme e percebo que fantasia demais e grandes doses de frases motivacionais incomodam as pessoas, mas é claro, como você disse, pode ser que se tenha muito mais por trás da obra, e interpretação de texto é por si só algo mágico.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Leslie.

      Eu (Thuty Guedes) ainda não assisti ao filme,mas estou muito curiosa pra assistir e também para ler o livro.

      Adorei o seu blog, ele é muito bonito!

      Abs,
      Le Café Rouge

      Excluir
  10. Não sei se me interesso, quem sabe...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. : )

      Você chegou a assistir ao filme?

      Abs,
      Thuty Guedes para o Le Café Rouge

      Excluir
  11. Olá, Tamara.
    Esse livro, a série como um todo não é uma leitura fácil. Tem que ter muita imaginação. Mas apesar de tudo eu gostei dos três primeiros que já li. E se eu não tivesse lido sabendo disso de ter referencias bíblicas nem tinha percebido hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol!
      Ahh verdade, eu só li esse, mas já deu para sentir iso.. hahah pois é, também só percebi depois que li e fiquei refletindo
      beeijo

      Excluir