Resenha: Ecos

15:01

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Final do ano chegando e eu resolvi alterei o banner do blog, o que acharam? E, além disso, estou lendo muitos livros bons esse mês e hoje a resenha é do super fofo, Ecos!


Título: Ecos
Autora: Pam Muñoz Ryan
Editora: Darkside
Páginas: 368
Sinopse: Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.





Minha opinião: Lançado numa edição lindíssima da Darkside Books, Ecos tem seu início 50 anos antes da Primeira Guerra Mundial, quando o pequeno Otto, que havia comprado um livro e uma gaita de boca de uma cigana, acaba se perdendo na floresta, enquanto brincava com seus amigos.
Mas então ele encontra Eins, Zwei e Drei, três irmãs misteriosas que escaparam da morte, mas se tornaram prisioneiras de uma bruxa. Através do livro e desse encontro, ele descobre a história delas e que para libertá-las da maldição, suas almas precisam ser transportadas dentro da gaitam que deverá ser passada adiante até que um milagre aconteça. Em troca da promessa de passaria a gaita adiante, Otto descobrirá o caminho de volta para casa e retornará são e salvo para a sua família.


Chegaram aqui por uma mensageira.
Devem partir da mesma maneira.
De forma humana não sairão.
Seus espíritos como o vento soprarão.
Salvem uma alma à beira da morte
Ou aqui definharão á própria sorte.

E depois disso, o livro passa a ser dividido em partes, cada uma contando a história de um personagem em estilo de fábulas, ou contos. Todas têm a gaita como instrumento em comum e, apesar de ter  achado isso um pouco estranho no início, a todo momento me vi totalmente apegada à cada um desses personagens e nervosa por descobrir o desfecho de suas histórias, que eu esperava se entrelaçarem de maneira mágica.


Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado.

Ao longo dos anos então, acompanhamos o instrumento chegando às mãos de novos donos. Na primeira, estamos na Alemanha de 1933, quando os ideias de Hitler estavam de expandindo entre os alemães e acompanhados a história de Friedrich Schmidt, um menino que sonha em se tornar um grande maestro, mas enfrenta preconceito por causa de uma marca de nascença que cobre metade do seu rosto. Na segunda, somos transportados para os EUA, no Lar do Bispo para Crianças Desamparadas e Necessitadas, onde conhecemos Mike, um prodígio da música que luta para não se separar de seu irmão mais novo, Frankie. E na terceira, permanecemos nos EUA, mas agora em 1942, quando conhecemos Ivy, uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. E todos eles são completamente apaixonantes!
Todas as histórias são repletas de superação e muito amor, com personagens muito bem construídos de acordo com cada período da história, que traz discussões e reflexões muito reais. Além disso, temos a música como papel fundamental em cada uma delas. São vidas que são mudadas através  do poder que a música e é muito emocionante acompanhar! 

Minha avaliação:





You Might Also Like

30 comentários

  1. Eu sou doida pelos livros da Darkside, esse ainda não li mas fiquei com muita vonatde depois da sua resenha.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é.. eles são todos lindos demais, né?
      esse é encantador, tanto a edição quanto a história <3
      beeijo

      Excluir
  2. Olá!
    Que capa lindaaaaaaaaaaaaaaa! Amei sua resenha, me deu muita vontade de ler, adoro os livros da DarkSide!
    Estou te seguindo!
    Beijão e Feliz Ano Novo!
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá!
      Maravilhosa essa capa, né? A edição inteira está muito caprichada!
      Fico feliz que tenha gostado, é realmente um livro que vale a pena ^^
      beeijo
      obrigadaa! para você também

      Excluir
  3. Oi, Tamara!
    Primeiramente, adorei o banner, ficou super fofo! A capa desse livro é sensacional, e parece que a história também é, contando vários casos e todos tendo uma certa conexão. Dica anotada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Muito obrigada ^^
      Ah, é lindo esse livro, né? tudo nele me encantou demais! e adoro quando isso das histórias se conectarem acontece!
      beeijo

      Excluir
  4. Oi Tamara! Todo mundo que lê diz que é mesmo um livro lindo que emociona! Não li ainda, mas pretendo ler e essa edição da Dark é demais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Sim, e é a mais pura verdade!! É uma historia muito comovente, eu amei!!
      beeijo

      Excluir
  5. Oi, Tamara!
    Eu acho a edição desse livro maravilhosa com esse azul e laranja <3
    Ainda não li, mas pretendo algum dia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      É linda demais essa edição! Tudo nela, até por dentro é maravilhoso <3
      ah, lê sim que é uma história muito bonita!
      beeijo

      Excluir
  6. Oie Tamara =)

    Adorei o novo banner do blog *-* Fico lindo!

    Ainda não tinha visto esse livro, mas pela sua resenha ele é muito mais do que só uma capa bonita.

    Fiquei curiosa para conhecer a história ^^

    Beijos e Feliz Ano Novo ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Ariane!
      Muito obrigadaa <3
      nossa, ele é um conjunto de maravilhas! Edição e história perfeitas!! ^^
      beijo
      obrigadaa! para você também!!

      Excluir
  7. Olá Tamara,
    Não é o estilo de leitura que mais aprecie, mas você fez uma boa resenha da história até dá vontade de ler...
    Aproveito para lhe desejar um Feliz Ano Novo!!!
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Ah, mas é muito linda a história, vale a pena se quiser conhecer ^^
      obrigadaa! desejo o mesmo!!
      beeijo

      Excluir
  8. Nossa! Sua resenha me animou muito a ler esse livro. Ele está na minha lista para ler esse ano mas estava atrás de vááááários outros. Vou passar ele na frente :D

    Bjs!
    Evelyn Marques
    New Romantic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh então leia que não vai se arrepender!! ele é muito lindo!! emocionante!! passa na frente siim ^^ hehe
      beijo

      Excluir
  9. Olá, Tamara.
    Gostei bastante do novo banner. Eu tenho o desejo de ter todos os livros da editora na minha estante hehe. Mas nem todos eles me atraem como leitura, é mais no visual mesmo. Mas esse eu fiquei bastante interessada na história e se der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Ahh é verdade, os livros da darkside são sempre muito lindos!! Nossa, mas esse é sensacional em tudo, principalmente na história ;)
      beeijo

      Excluir
  10. adorei o banner novo do blog! e eu tbm sou doida pelos livros da dark side, sao edições mt lindas!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oi Tamara, tudo bem?
    Fico encantada com os livros da Darkside, são tão lindos!
    A história parece muuuito legal também. Curto essa pegada Irmãos Grimm.
    Feliz Ano Novo! Que 2018 seja incrível. =D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prih! Tudo bem sim! ^^
      são demais os livros da darkside mesmo..
      pois é, tem um pouco sim! eu adorei muito!!
      obrigada!! desejo o mesmo para você!!
      beeijo

      Excluir
  12. Oi, Tamara

    A edição desse livro é lindíssima, eu compraria apenas por isso, geralmente sinto isso em relação aos livros da Dark, cujas edições sempre me conquistam, mas raramente me interesso pelo conteúdo. Rss
    No caso de Ecos, essa característica de fábula é até interessante e essa parte da gaita também parece bacana, mas se tem guerra e criança no meio eu passo. Pode até não ser o foco, mas definitivamente não é algo que me atrai.
    Que bom que você gostou tanto! <3

    Feliz Ano Novo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      É linda demais essa edição, tudo parece que foi feito com muito cuidado! e a história é maravilhosaaa! mas realmente tem tristeza e sofrimento por causa de ter criança em período de guerra.. mas é emocionante!
      beeijo

      Excluir
  13. Amei sua resenha, esse livro é muito lindo e a história aparenta ser muito boa, já quero :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A resenha ficou incrível, fiquei até com vontade de ler <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada! é realmente muito bom esse livro!
      obaa :D
      beijo

      Excluir
  15. Já vi outra resenha super positiva desse livro, quero muito ler!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, também só vejo gente falando bem!
      e é realmente tudo isso :D
      beeijo

      Excluir

Subscribe