Resenha: Cem anos de solidão

19:27

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha é especial, porque se trata de um grande clássico da literatura. É um livro que eu devia ter lido há muito tempo, mas aquela história de que temos obrigação de ler uma série de livros que fogem à nossa realidade e maturidade na escola não dá certo para quase ninguém... Se eu tivesse lido quando mais nova, provavelmente teria odiado. Ainda bem que só li recentemente e pude aproveitar todas as maravilhas desse livro incrível. Estou falando de Cem anos de solidão.

Título: Cem Anos de Solidão
Autor: Gabriel García Marquez
Sinopse: Em 'Cem anos de solidão', Gabriel García Marquez narra a história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca conhecida.



Minha opinião: Esse livro rendeu ao escritor, Gabriel García Márquez, o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. E ainda foi considerada a segunda obra mais importante da literatura hispânica, ficando apenas atrás de Dom Quixote.
Não é um livro muito fácil e não tem uma história fofinha. É forte, afinal, não vamos nos esquecer de que são cem anos de solidão. Mas o grande lance desse livro é a genialidade do autor. A maneira crua e encantadora que ele descreve as cenas, é quase como uma alquimia de textos. São palavras de muita beleza e sabedoria que, às vezes, parecem não se encaixar numa descrição comum ou rotineira, mas se encaixam com perfeição numa realidade mágica, por vezes fantástica. É uma concepção totalmente particular e fascinante do mundo, do seu mundo.


" Embriagado pela evidência do prodígio, naquele momento esqueceu a frustração de seus empreendimentos delirantes e o corpo de Melquíades abandonado ao apetite das lulas. Pegou mais cinco pesos e, com a mão no bloco de gelo, como que prestando um depoimento e jurando sobre o texto sagrado, exclamou:- Este é o grande invento do nosso tempo."


Apesar de ser um livro repleto de complexidades, a história pode ser resumida pela saga da família Buendía. José Arcadio Buendía se casou com sua prima Úrsula, mesmo que dissessem que quando duas pessoas da mesma família tinham filhos, nasciam  crianças com rabo de porco. Então, José Arcádio e Úrsula decidiram, com alguns amigos, ir embora do povoado onde moravam e fundaram um novo, chamado Macondo. Eles tiveram dois filhos, José Arcadio e Aureliano Buendía, uma filha, Amaranta, e ainda adotaram Rebeca.

 "- Você não tem do que se queixar. - Dizia Úrsula ao marido. - Os filhos herdam as loucuras dos pais. E, enquanto se lamentava da má sorte, convencida de que as extravagâncias de seus filhos eram algo tão espantoso como um rabo de porco."

Acompanhamos então a história dessa família, ao longo de cem anos, marcados pela curiosidade, obstinação, adultério e, claro, pela solidão. Eles só não tinham uma criatividade muito aguçada para batizar as crianças... As próximas gerações da família foram sempre repetindo os nomes de Arcádio e Aureliano para os meninos. As meninas ganhavam nomes de antepassados também... Isso pode soar um pouco confuso no início (a menos que na sua edição tenha a árvore da família, como a minha). Mas encaro essa repetição dos nomes mais um pretexto de sua genialidade, é proposital e cria uma atmosfera bastante interessante. 

 "Quando Aureliano contou, Pilar Ternera emitiu um riso profundo, a antiga risada expansiva que agora parecia um arrulhar de pombas. Não havia nenhum mistério no coração de um Buendía  que fosse impenetrável para ela, porque um século de baralho e de experiência tinha ensinado que a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo." 

Os nomes não mudam, assim como seus destinos, suas atitudes na vida. É como se o tempo passasse e os Arcádios, Aurelianos continuassem os mesmos... Todos estão fadados à solidão. Ou seja, é como um fardo da família. A solidão é a herança ou até maldição que se passa de geração para geração. É a identidade de um povo sendo traçada, é um retrato da sociedade da América Latina naquela época, em meio às guerras, senzalas e prostituição. 

“Aprenderam que as obsessões dominantes prevalecem sobre a morte e tornaram a ser felizes com a certeza de que eles continuariam a se amar com as suas naturezas de fantasmas, muito depois de que as outras espécies de animais futuros arrebatassem dos insetos o paraíso de miséria que os insetos estavam acabando de arrebatar dos homens.”

Minha avaliação: 

You Might Also Like

21 comentários

  1. Oi, Tamara!

    Esse livro parece ser muito bom! Quero ler há algum tempo, mas fico com o pé meio atrás por parecer ser um pouco complexo mesmo... De qualquer forma, acho que seria muito interessante conhecer a escrita do Gabriel García, já que ele é tão falado!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Sim, eu gostei demais! às vezes era complicadinho de entender mesmo, mas genial! a escrita dele é muito boa!!
      beeijo

      Excluir
  2. Oi Tamara, eu li na faculdade, é de fato um livro mais difícil do tipo que a digere aos poucos e vai apreciando conforme passa a leitura. Um clássico lindo.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      É, ele é mais difícil, mas precisa ser lido por todos, achei grandioso!!
      beeijo

      Excluir
  3. Oi, Tamara

    Concordo com você quanto ler esse livro sem a devida maturidade. Eu ainda não o li, mas sinto muito vontade! Não sabia que havia essa repetição nos nomes e que a tal solidão é meio que uma sina! Um dia lerei com certeza!

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Ah, é.. Não dá para ler quando criança, na escola.. Totalmente diferente! Mas eu achei essa repetição até poética, sabe? Muito bom, leia sim!
      beeijo

      Excluir
  4. Oi, Tamara

    Concordo com você quanto ler esse livro sem a devida maturidade. Eu ainda não o li, mas sinto muito vontade! Não sabia que havia essa repetição nos nomes e que a tal solidão é meio que uma sina! Um dia lerei com certeza!

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Demorei pra ler esse livro, eu tinha pra mim que era culto de mais pra mim. Mas sempre escutei uma música do DOD que no refrão falava: "tão garcia marques feito personagem de 100 anos de solidão" a música chama comercial de cigarros, dai sempre quis saber o porque, quando esta cursando a graduação de Letras meu professor pediu e eu finalmente consegui ler. Gostei de mais, realmente ele é complexo e tive que reler certas partes várias vezes, mas também daria 5 estrelas. Ele é ótimo!
    Beijos


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha mas é verdade, eu demorei muito também, com medo de não gostar.. mas a história é realmente maravilhosa e merece tudo que falam não é? amei!!
      beeijo

      Excluir
  6. Oi, Tamara!
    Realmente esse livro é uma obra bastante importante na literatura.
    Eu até tenho vontade de ler, mas essa repetição de nomes deve me atrapalhar um pouco porque sempre fico confusa :S
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Super importante é merecedora de tanta atenção! Eu ficava bem confusa, mas tinha uma árvore genealógica na primeira página do livro que auxilia bastante hehe
      Beeijo

      Excluir
  7. o Gabo é mt maravilhoso né! esse é meu livro preferido da vida, poético, incrível, li ha mts anos atras e to precisando reler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!
      É totalmente maravilhoso! Acho que deve merecer mesmo uma releitura de tempos em tempos...
      beeijo

      Excluir
  8. Oi, tudo bom?
    Concordo com você quantos aos livros que nos obrigam a ler a escola, acho que existe um tipo de livro para cada época da vida, esses clássicos geralmente são pesados e com um linguajar complicado e até chato para uma criança ou adolescente.
    Esse livro é maravilhoso (quando o leitor consegue compreendê-lo), é uma leitura muito rica e forte.
    Gostei muito da sua resenha!

    Beijos,
    Juliana
    Um minuto, um livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! Tudo bem sim :)
      Pois é... uma criança não aproveitaria tanto esse livro quanto um jovem ou adulto. E esse vale muito a pena ser apreciado!!!
      Beeijo

      Excluir
  9. amazing post

    I follow you, I hope you will follow me back
    kisses

    Blog: MagdalenaŠ.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal você ter gostado tanto. Adorei sua resenha. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas não sabia muito bem sobre o que se tratava.. parece ser muito bom mesmo!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia sobre o que era.. imaginava algo bem diferente. Mas é totalmente maravilhoso!!!
      Beeijo

      Excluir
  11. Tem livros que passam para os alunos ler na escola que realmente não faz sentido, já que 100% deles não vão entender nada haha Cem anos de solidão parece mesmo ser um livro forte e complexo, e no momento não é o tipo de leitura que eu escolheria, mas gostei da dica e da resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. tiveram livros que eu não tinha a menor vontade de ler quando mais nova, mas agora quero muito!! É muito diferente e como a gente muda!!
      Beeijo

      Excluir

Subscribe