Resenha: Criaturas e Criadores

13:57

Olá Olá! Tudo bem com vocês? Terminei de ler mais um livro que estava nas minhas metas de Janeiro e só consegui pegar esse mês... Mas o importante é que eu adorei!!


Título: Criaturas e Criadores
Autores: Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes
Editora: Record
Páginas: 244
Sinopse: Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos. Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos. Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso. Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos.



Minha opinião: Não sei se vocês lembram, mas eu fui ao lançamento desse livro no ano passado e conheci dois desses autores incríveis, a Frini e o Raphael Montes. Mas então, esse lindo é uma antologia de contos de quatro autores nacionais, que recriaram grandes histórias e lendas, como se elas se passassem nos dias de hoje. Histórias do Franskenstein, Drácula, O Fantasma da Ópera e O Médico e o Monstro foram recontadas sob a visão deles, repletos de sangue e cenas perturbadoras, mas que eu adoro!



Toda morte acontece por estágios.


O primeiro conto é A Criatura, do Raphael Draccon, baseado na história do Franskenstein. Eu nunca tinha lido nada dele e fui surpreendida muito positivamente pela escrita bem do jeito que eu gosto! Sua história se passa numa favela, em que Elizabeth, uma jornalista, está entrevistando Victor, um famoso médico cirurgião que estava sendo procurado pela polícia. Então, ansiando por uma revelação surpreendente, Elizabeth se mete numa história bem perigosa...
 Eu achei incrível a maneira como ele misturou esse clássico numa realidade tão comum em que vivemos, com favela e perseguições policiais. Gostei muito do desenrolar da história e de como fomos descobrindo os detalhes do nosso Frankenstein moderno!



Decidiu abraçar a loucura e entrar no mesmo frenesi. Segundos depois rolava colina abaixo pelos defuntos já frios, despedindo-se aos poucos de sua antiga vida. Transformando-se no animal que sabia que era.



O segundo conto é Conde de Ville, da Carolina Munhóz, baseado na história do Drácula. Esse também foi meu primeiro contato com a autora e também me identifiquei muito com seu jeito de escrever, cheio de detalhes. Elis trabalha para uma revista de contos e está lutando contra o bloqueio criativo para escrever sua nova história. No meio disso, ela acaba indo conhecer uma nova boate que abriu na cidade e que seu namorado passou a trabalhar. Só que lá, ela se depara com o famoso e estranho dono do lugar, alguém que se dominava V.

Como o conto se passa no mesmo mundo que o anterior, temos algumas referências ao primeiro e achei isso muito interessante. Só confesso que acabei não curtindo muito algumas atitudes da protagonista no desenvolver da história. Claro que ela se vê no meio de uma criatura estranhamente sedutora e perigosa, com um enorme poder de persuasão. Mas achei estranhas as atitudes dela com a sua aparente melhor amiga. No entanto, são muitos os detalhes interessantes e detalhes sórdidos que nos vão sendo apresentados para fechar com a história no final e gostei dessa construção!



Afinal, ele havia me prometido uma visita do "Anjo da Música", e aquele seria o local perfeito para encontrá-lo. Mas o que encontrei não foi um anjo.



O terceiro conto é Por Trás da Máscara, da Frini Georgakopoulos, baseado na história do Fantasma da Ópera. Nesse, temos Christine, uma estudante que está retornando ao instituto em que estudou para uma apresentação e então somos apresentados às suas memórias difíceis de esquecer... Como ela tinha acabado de perder o pai, não estava se saindo muito bem na faculdade e corria o risco de ser afastada se não melhorasse seu desempenho musical, então acaba jogando a sorte numa lenda urbana que rondava o local. Ela só não esperava que fosse tudo tão real...
Então, com uma ajuda totalmente inesperada, uma história surpreendentemente instigante nos envolve enquanto vamos acompanhando a jornada de Christine em busca da sua voz ideal e para se livrar de seus fantasmas - interior e exterior! Esse acabou se tornando o meu conto favorito desse livro, cheio de referências ao grande clássico, mas com uma boa pitada da nossa realidade. Achei incrível e amei a maneira de escrever da Frini! 



Nos primeiros dias, o prisioneiro ficava envergonhado. Agora não faz diferença. Os primeiros dias soam como uma fantasia, um tempo difuso que só existe no terreno das palavras.



O quarto conto é O Sorriso do Homem Mau, do Raphael Montes, baseado na história do Médico e o Monstro. Nele, temos Pablo, um dentista especializado em crianças, que parece ter uma vida perfeita e família exemplar. O problema é que ele é atormentado por lembranças e mágoas do passado que o assombram em momentos de fraqueza e ele pode não reconhecer o que há dentro de si mesmo.
Raphael já começa o conto arrasando - ou seria acabando com o nosso sono? E eu fiquei sabendo que esse início já tinha sido publicado anteriormente e ele fez uma sequência para a história, que casou perfeitamente com a situação. 
Sua narração é forte e sempre como aquela vontade de chocar. E eu gosto muito dessa escrita dele sem travas e lambuzada nos melhores e piores detalhes! Suas cenas custam a sair da mente mesmo e eu adoro esse jogo de palavras que ele faz. É uma pena só que essa foi a única história que eu não conhecia a sua versão clássica, mas gostei muito da que me foi apresentada por ele.

You Might Also Like

29 comentários

  1. Não conhecia esse livro, parece-me uma leitura muito interessante =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. Great post darling! Awesome! Have a nice weekend!♥

    New post is here: Visit my blog, Malefica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tamara!

    Tenho muita curiosidade em ler esse livro, e principalmente em conferir os contos do Raphael Montes e da Fini, parecem ser muito bons!! Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Nossa, são realmente muito bons, foram os meus preferidos!!
      obriagda
      beeijo

      Excluir
  4. Oi Tamara, tudo bem? Acho a Frini super, mega simpática e adorei o conto dela, mas o Conde de Ville foi meu preferido <3 E essa capa é um luxo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Tudo bem, e você?
      Pois é, a Frini é muito simpática, a conheci no clube do livro do rio até e ameeei o conto dela! Ah, é? que legal, gostei de saber disso ^^
      beeijo

      Excluir
  5. Oi Tamara!
    Os contos desse livro parecem ser muito legais! Também adorei a capa.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      Ah, e são sim, eu adorei esse livro! ^^
      A capa também é um arraso!
      beeijo

      Excluir
  6. Oi, Tamara!
    Menina, foi coincidência o lance do relógio lá no banner. Ele não se mexe hahhhaha
    Eu acho essa edição linda demais e seria uma ótima leitura pra mim, visto que amo contos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Pois é.. acho que foi minha internet carregando ou sei lá.. e coincidiu com ser o exato horário haha ou eu que sou doida mesmo!
      é linda demais essa edição e os contos também são ótimos!
      beeijo

      Excluir
  7. OMG THOSE PURPLE SHADES! *-* I really love your sense for photography. ♥

    The Pink Petunia - www.thepinkpetuniaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Great post dear :) ♥

    janalukic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tamara, adorei a resenha ainda não conhecia a Antologia mas o fato de serem historias que já conhecemos, porém, com outra visão e atualizada nos tempos de hoje, já me deixa bem curiosa para ler.
    Adorei a dica , beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Sim, pois é, são todas releituras dessas histórias famosas, eu adorei!
      beeijo

      Excluir
  10. Ahhh parece muito interessante! Gostei da dica! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou louca para ler esse livro desde que vi o lançamento ano passado. Espero poder ler em breve (principalmente por causa do conto do Raphael Montes, que eu já acompanho as obras e AMO!).
    Beijinhos, parabéns pela resenha, obrigada pela dica de leitura e boas leituras!
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está muito bom, tentar ler sim porque com certeza vai gostar! O conto do Raphael está muito bom!
      Obrigadaa
      beeijo

      Excluir
  12. Amazing book!! Great post dear, thanks for sharing! <3
    Enjoy reading!

    I follow your lovely blog, would you follow me back?
    xoxo

    Today: Casual

    ResponderExcluir
  13. Atrasou só um pouquinho e o importante é que você conseguiu fechar sua meta, então eu adoro livros de contos assim, dá pra ir lendo pausadamente quando se não tem muito tempo para ler. Pela resenha e o título sem dúvida era um texto que eu ia adorar a ler! Abraços querida!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente sempre acaba atrasando um pouco né? não tem jeito..
      siim, fechei a meta e muito bem com esse ótimo livro!
      beeijo

      Excluir

Subscribe