Resenha: Estação Onze

12:39

Olá olá! Tudo bem com vocês? Recentemente li um livro muito impactante! Vou contar um pouco sobre ele agora, é o Estação Onze.


Título: Estação Onze
Autor: Emily St. John Mandel
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse: Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros, está na plateia e vai em seu auxílio. A atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada a tentativa de ressuscitação cardiopulmonar enquanto as cortinas se fecham, mas o ator já está morto. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar. Quase vinte anos depois, Kirsten é uma atriz na Sinfonia Itinerante. Com a pequena trupe de artistas, ela viaja pelos assentamentos do mundo pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes. Abarcando décadas, a narrativa vai e volta no tempo para descrever a vida antes e depois da pandemia. Enquanto Arthur se apaixona e desapaixona, enquanto Jeevan ouve os locutores dizerem boa-noite pela última vez e enquanto Kirsten é enredada por um suposto profeta, as reviravoltas do destino conectarão todos eles. Impressionante, único e comovente, Estação Onze reflete sobre arte, fama e efemeridade, e sobre como os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, até mesmo o fim do mundo.




Minha opinião: Esse livro definitivamente deixou sua marca em mim. Além de muito bem escrito, ele trata de um assunto que eu, sinceramente, tenho receio: ocorre o surto de uma gripe que dizima praticamente toda a população do mundo. E eu tenho muito medo de um enredo desses, porque acho bem possível... Deus nos livre, mas né, conhecemos bem o mundo em que vivemos e eu não descarto essa hipótese não. Mas vamos ao livro:

A história começa no teatro, com uma apresentação de Rei Lear, interpretado por Arthur Leander, um ator que já foi muito famoso e sempre sonhou com esse papel. Só que acontece uma tragédia durante o espetáculo, que tenta ser evitada por Jeevan, treinado em emergência médica, mas não consegue. Há muita conversa e muitos pensamentos sobre esse acontecimento, mas o que logo nos prende a atenção é o alerta que Jeevan recebe para sair da cidade ou se trancar em casa com o máximo de suprimentos possível por causa de um surto de gripe. Ela foi denominada como Gripe da Geórgia e começou a matar todos que entraram em contato com o vírus de forma extremamente rápida. Em questão de horas, a pessoa que demonstra os sintomas, morre. E 99% da população mundial morre.



Aguentamos porque não temos muito tempo, porque agora todos os telhados estão desabando e, em breve, nenhum dos prédios antigos será um local seguro para entrar. Aguentamos porque estamos sempre em busca de um mundo antigo, antes que todos os vestígios desapareçam.




Eu achei que Jeevan seria nosso protagonista, mas a história é contada de forma fragmentada, com vários personagens, que inicialmente não parecem ter algo em comum. Eu fiquei um pouco irritada no começo, com a apresentação de um monte de personagens que não tinham nada a ver, mas logo que a narrativa se desenvolve e vamos juntando os pontos em que todos se interligam e sobrevivem ou não ao surto. 
Então, 20 anos depois do surto da Gripe da Geórgia, conhecemos a Sinfonia Itinerante, um grupo de músicos e atores que se juntaram e saíram em caravana pelas cidades que se formaram com os sobreviventes, apresentando números musicais ou obras de Shakespeare. E logo conhecemos Kirsten, apegada a um dos poucos acontecimentos que ela se lembra antes da calamidade, quando ela tinha 8 anos e era atriz mirim numa peça famosa. E a história vai se desenrolando em torno desses três personagens e aqueles que fizeram e fazem parte de suas vidas, passando pelo passado e pelo futuro.



Sobreviver não é o suficiente.


Conhecemos vários sobreviventes e vemos a forma como eles conseguiram se manter, mesmo que cheios de esperanças e lembranças misturadas de um mundo que se perdeu. Cada um aprendeu a lidar com a situação de uma maneira diferente e é muito interessante ver essas mudanças de comportamentos e crenças entre cada um deles. Alguns  aceitaram que é necessário seguir em frente e adaptar-se, mas há quem acredita que o vírus surgiu por se tratar de um castigo divino e que estavam predestinados a morrer. Esses religiosos eram os sobreviventes mais perigosos, pois queriam impor aos outros, aquilo que eles acreditavam.



O inferno é a ausência das pessoas de quem temos saudade.


Eu posso dizer que é uma história que vem enganar os leitores ávidos por uma distopia cheia de aventuras. Não, essa é uma distopia sobre pessoas, sobre como elas lidam com o fim, sobre como sobreviver. E além disso, mostra como pessoas já são vazias nos dias atuais. A autora foi extremamente realista e mostrou a humanidade como ela realmente é. Não tem fantasia aqui, tem a triste e dura realidade de um mundo pós-catástrofe. E, por isso, tornou-se um livro muito assustador e impactante para mim. Eu tive vontade de largar a leitura por puro medo mesmo... Parece surreal, mas eu acho que quando algo se aproxima demais da realidade, é capaz de abalar muito mais.



Nós reclamamos de como o mundo moderno é impessoal, mas isso é mentira, era o que lhe parecia; nunca tinha sido impessoal, nem de longe. Sempre houve uma sutil e sólida infraestrutura de gente, todos trabalhando à nossa volta, sem serem notador e, quando as pessoas param de trabalhar, todo o sistema emperra e para.


Minha avaliação:

You Might Also Like

45 comentários

  1. Não conhecia este livro e fiquei muito curioso, pareceu-me uma história bastante interessante! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamara, muitas vezes eu tenho problemas com distopias cheia de aventuras, acho que prefiro algo mais assim com esse livro. Não conhecia a obra, mas pela resenha parece incrível! Adorei a resenha e os quotes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Eu sempre gostei de distopias, todas essas repletas de fantasia que fizeram sucesso. mas essa me surpreendeu positivamente! ^^
      beeijo

      https://lecaferouge.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oi, Tamara

    Também acho muito mais assustador quando algo está muito próximo do que podemos enfrentar. E enquanto uns falam que o mundo vai acabar em fogo e outros falam que o mundo vai acabar em água, eu sempre digo que será uma doença! Morro de medo! Hahahaha
    Esse livro tem um enredo bem bacana, o curioso é que eu acho que ele não recebeu a devida divulgação...
    Não curto muito distopias, mas como essa é mais real até daria uma chance!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Nossa, eu fiquei apavorada com essas coisas.. também acho! morro de medo de tudo quanto é epidemia.. hahaha
      mas essa é uma distopia bem diferente, talvez goste mesmo ;)
      beeijo

      Excluir
  4. Wish I understood what you've written. Nice photo though!

    http://www.missymayification.co.uk

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, achei essa capa linda!! E também achei super legal o fato da distopia se concentrar nos eventos após o incidente, como as pessoas lidaram com as consequências e aprenderam a sobreviver sob novas circunstâncias. Realmente, não é difícil acontecer uma devastação dessas, mas felizmente com a evolução da tecnologia acredito que os cientistas encontrariam uma cura/vacina antes que a gripe tomasse proporções como essa.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. linda, né? mas me passava uma ideia totalmente diferente!
      é muito tensa a situação desses, ficava nervosa imaginando se isso acontece de verdade :O
      beeijo

      Excluir
  6. Adorei a resenha! Não conhecia o livro! Seguindo aqui!
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamara, tudo bem?
    Este é um livro que eu estou querendo ler, já está na minha wishlist do fim de ano!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia o livro, amei sua resenha, deve ser bem interessante e confesso que também tenho receio desse surto, dica anotada.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom o livro, só deixaa gente meio paranoica mesmo hahah
      beeijo

      Excluir
  9. Cara, tô passando por essa exata situação de ver algo que lembra muito a nossa realidade e ficar completamente assustada, só que no meu caso é com uma série, mas enfim... entendo a tua sensação e vontade de parar por medo. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei muito da resenha e parece ser interessante mesmo, e muito realista.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito tenso, né?
      sério, qual série? black mirror?
      eu tenho um medo dessas histórias que parecem tão reais!! :O
      beijo

      Excluir
  10. Concordo que os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, por isso sempre dou valor. Eu também iria ficar assim como você ficou quando leu o livro. Porque isso do surto de gripe pode realmente acontecer como já aconteceu em certos países né? Não sei como ficaria lendo um livro com vários personagens, porque ACHO que nunca li, porém me despertou certo interesse esse aí que eu não conhecia. Agora quero ler pra saber como essas histórias se conectam.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, verdade!
      ahh esses surtos sempre me deixam super assustada hahah
      por isso que acho que esse livro parece tão bom!
      beeijo

      Excluir
  11. Wow! It really seems like a great book.
    Thank you for sharing this wonderful book with us. Very nice and useful review, dear.

    What's up, Ivy?

    Instagram

    Have a great day! ♡

    ResponderExcluir
  12. Olá Tamara, tudo bom?

    Gostei de saber a sua opinião, é muito bonito a capa do livro e ele em si.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  13. Oi! Que interessante, dá medo sim que isso aconteça, mas de uma forma bem pior. O enredo parece ter reflexões bem sérias. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu ficava super impressionada lendo por causa disso haha
      beeijo

      Excluir
  14. É um livro que tenho muita vontade de ler <3
    Acho a capa e sinopse incrível.
    E cada vez que leio uma resenha - como a sua - desperta o meu interesse.
    Dica anotada <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito bom, eu gostei demais!!
      fico feliz que tenha despertado seu interesse ^^
      beeijo

      Excluir
  15. Fiquei instigada em ler, afinal você achou perfeito. Eu amo histórias baseadas em fatos reais e o foto deste livro se aproximar de uma possível realidade me interessou bastante.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha. A sinopse é maravilhosa e fiquei super curiosa, cheia de vontade de ler. Beijinhos!
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage | Instagram Pessoal | Instagram do blog | Snapchat: lillyreaal

    ResponderExcluir
  17. Hello! Tudo bom?
    Não conhecia o livro, adorei o estilo dele e confesso que o leria sim.
    Adorei a resenha.
    Obrigada por comentar no meu blog.
    Volte sempre ;*

    Bjo,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! tudo sim!
      sim, muito bom e diferente ^^ obrigada!
      beeijo

      Excluir
  18. Oi Tamara, eu adorei o livro também. Me lembro de ter ficado super impressionada com a leitura na época. Tem uma mini-resenha dele aqui, se você tiver curiosidade de ler: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-1/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Pois é, não é? eu fico muito impressionada com esse assunto..
      ah, que legal! vou lá ver :D
      beeijo

      Excluir
  19. Oi, Tamara!
    Menina, nunca que ia imaginar que o livro era uma distopia com essa capa :OOOO
    Eu também morro de medo de um surto de qualquer doença que seja.. Recentemente tivemos a ebola na África :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Pois éé!! Muito diferente essa capa, né? Eu também não tinha a menor ideia de que a história seria assim.. hahah
      exatamente, morro de medo!!
      beeijo

      Excluir
  20. uau as frases que vc selecionou são realmente impactantes
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Já ouvi leitores falando do livro, mas nunca prestei atenção na história para saber exatamente do que se trata e realmente pode até assustar, mas a capa é tão linda que parece outra história, quem sabe um dia eu dê chance para ler *-* Gostei de sua escrita!
    Feliz 2018!!
    http://www.mandyline.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é completamente diferente do que eu esperava!! achei uma distopia muito boa! é, e pode assustar um pouquinho sim por se aproximar demais com a realidade hehe
      ahh muito obrigada!!
      feliz 2018!!
      beeijo

      Excluir

Subscribe