Resenha: Anacrônicas - contos mágicos e trágicos

18:32

Olá Oláá! Tudo bem com vocês? Hoje venho com mais uma resenha, mas dessa vez é de um livro de contos: Anacrônicas, da Ana Cristina Rodrigues.




Título: Anacrônicas - contos mágicos e trágicos

Autora: Ana Cristina Rodrigues
Editora: Aquário Editorial
Ano: 2015
Páginas: 204
Sinopse: Neste livro, você vai encontrar histórias que falam de dragões, fadas, coelhos, anjos, demônios, sapos, duques, grifos, bruxas, sonhos e livros. Vai viajar para Avalon, para uma cidade-biblioteca, para a Borgonha medieval e, se encontrar o mapa certo, poderá conhecer a Terra das Fadas. Testemunhará histórias de amor, perda, vitória e mudanças.
Só tome cuidado para não ser enganado pelo coelho. Ou para que uma traça não devore seu caminho.



Minha opinião: É sempre diferente quando leio algo de alguém que conheço, vem toda aquela ansiedade e animação para entrar no mundo da pessoa e conhecer um pouco da sua mente e sonhos. E preciso dizer a vocês que eu amei o mundo da Ana! Já havia lido alguns de seus contos da Oficina de Contos de Fantasia que ela organizou e da qual faço parte. E nesse livro, fui apresentada a muitos outros que me apaixonei!
É uma coletânea que reúne a produção da autora ao longo de alguns anos de carreira. O primeiro conto, "Mapa para a terra das fadas", já te faz crer que será um ótimo livro. Misturando o real e o fantástico (ou não), temos uma história que super poderia ter acontecido com ela, se é que não aconteceu mesmo. O segundo, "Campeonato de beijar sapos", também traz uma situação cotidiana com o melhor do sarcasmo e magia que poderíamos ter! Grande destaque também para um dos últimos contos, "O longo caminho de volta" que me conquistou pelo seu teor de crítica no meio de uma humanidade que tanto estima seu maior tesouro que acaba tornando-o sem valor.


"-Campeonato? De que?- De beijar sapos! O organizador escolhe os caras mais gatos daqui e uma voluntária sobe lá. Ela tem que beijar toooodos e decidir qual deles é o príncipe."

Os demais contos passam pelas mais diversas fantasias, misturando universos ficcionais com passados históricos, passando por alguns personagens passíveis de reconhecimento e algumas outras loucuras que eu tenho certeza que todos iriam adorar, como coelhos mágicos e sinistros! Alguns ainda voltam a uma realidade cheia de sonhos e guerras, que podem ser recentes ou antigas - ou até futurísticas. Alguns finalizam com um pézinho no próximo, o que traz uma satisfação ao perceber que as histórias sempre continuam na cabeça de alguns. 


"-Você é minha obra,Clio. Assim como o escritor tem o direito de descartar o texto que não lhe agrada, eu tenho o de tirá-la da minha vida." 

São todos muito fluidos e alguns repletos de mensagens e reflexões acerca da nossa sociedade e crenças. Sim, devo avisar: alguns dos contos são críticas extremas à sociedade e religião, o que já até esperava. Mas não considere isso como negativo, pois seus contos têm uma profundidade incrível, fazendo até uma cristã como eu sentir a ironia e arrancar risos - embora, algumas vezes, de espanto.

Minha avaliação:



You Might Also Like

30 comentários

  1. Não tenho muito o costume de ler contos, mas essa antologia em questão parece ser ótima. Adorei a capa, e pelo visto os contos são de temas diversos, de forma que podemos encontrar de tudo no livro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu achei muito boa a antologia! os contos são ótimos e super divertidos! ^^
      beeijo

      Excluir
  2. fiquei curiosa com o livro
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamara! Nunca li nada da autora, mas gostei da descrição dos contos, gosto dessa questão mais crítica, acho que nos faz refletir mais sobre as coisas.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Ela escreve muito bem, vale a pena conhecer ;)
      sim, cheio de críticas, também gosto muito hehe
      beeijo

      Excluir
  4. Oi, Tamara

    Adorei a capa, mas como não sou muito chegada em fantasia acho que não leria. Quando me proponho a ler fantasias são aquelas mais adultas, fada e afins não é a minha praia! hhahaha

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires
      A capa está linda mesmo, e eu amo fantasia, acho que por isso gostei tanto do livro
      beeijo

      Excluir
  5. Olá, Tamara.
    Não sou muito de ler livros de contos. Mas achei esse bem interessante. Os temas me chamaram a atenção. E essa capa também é bem bonita e intrigante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil!
      Eu também não era não, até começar a escrevê-los e agora me apaixonei hehe
      E esse é um achado!!
      beeijo

      Excluir
  6. Oi Tamara, esse me pareceu ser um livro perfeito para quem curte fantasia, né? Muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro contos e crônicas, amo mergulhar nas histórias curtas hehe. Não conhecia esse livro, mas parece conter muitos contos interessantes.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!
      Ahh, então você vai se apaixonar por esse livro, muito bem escrito!! ^^
      beeijo

      Excluir
  8. Tinha tempos que não lia uma resenha tão pessoal que mesmo assim deu pra ver bem do livro, acho que também iria curtir assim como você pelo menos pra da umas boas risadas!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o livro dá uma impressão assim bem pessoal, vontade de conversar com a autora mesmo. e muito bom, histórias para rir e pensar!
      beeijo

      Excluir
  9. Não tenho muito costume de ler contos ou fantasia, mas achei bem legal a temática, e sua resenha ficou bem explicativa.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu adoro esse gênero. E esse livro foi realmente muito bom!
      beeijo

      Excluir
  10. Eu adoro livros de contos, é tão mais fácil de ler, gostei da sugestão...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai amo quando os contos são envolventes, não gostava de contos até a faculdade rs Gostei da resenha!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca leio muitos contos, tenho que mudar isso! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh começa então por esse livro que você vai se apaixonar! ;)
      beeijo

      Excluir

Subscribe